šŸ—ŗ️Metodologias ativas e inovaĆ§Ć£o na educaĆ§Ć£o: novas literĆ”cias digitais

MA02SG - Metodologias ativas e inovaĆ§Ć£o na educaĆ§Ć£o: novas literĆ”cias digitais (39715 - 2020/1 - Noturno_NO)
Professora: Lilian Cassia Bacich Martins
PortifĆ³lio de Fernando Carril



QUEM SOU EU

Participando do Como SerĆ”? (NĆ£o Ć© fake news...) 

Fernando Carril, 48 anos.
Sou graduado em Processos Gerenciais pela FundaĆ§Ć£o GetĆŗlio Vargas (FGV-SP), especialista em GestĆ£o de Cultura (USP) e palhaƧo formado pela SP Escola de Teatro.

Professor de robĆ³tica no ensino fundamental em uma escola em SĆ£o Paulo (SP) e responsĆ”vel pelo Bibliocirco, projeto social dedicado Ć  leitura e convĆ­vio urbano.

Escolhi a pĆ³s-graduaĆ§Ć£o de Metodologias Ativas do Instituto Singularidades para atualizar e organizar meus conhecimentos sobre planejamento, conduĆ§Ć£o e avaliaĆ§Ć£o em minhas aulas no espaƧo maker da escola onde trabalho desde 2017.

Segue minha documentaĆ§Ć£o, conhecimentos e pensamentos durante o primeiro mĆ³dulo do curso.



METODOLOGIAS ATIVAS E INOVAƇƃO NA EDUCAƇƃO:
NOVAS LITERACIAS DIGITAIS



 A partir de minha motivaĆ§Ć£o inicial, comecei buscar espaƧos para atualizar minhas prĆ”ticas e fugir de ideias prĆ©-concebidas sobre as diferentes formas de aprender por partes dos alunos. 

Orientado pelos professores, leituras, Moodle do Sing e com ajuda dos colegas de sala, comecei a registrar melhor como projetos, observaĆ§Ć£o de fenĆ“menos ou atividades baseada em problemas podem desenvolver uma cultura de aprendizado mais dinĆ¢mica e participativa (e nĆ£o necessariamente digital ou eletrĆ“nica).

Nossa turma levantou pontos de interesse em termos recorrentes que acreditamos, entre os mais generalizĆ”veis, no sentido de engajamento dos alunos, como por exemplo: autonomia, protagonismo do estudante, aprendizagem significativa e da realidade, foco nos processos e atenĆ§Ć£o crescente ao percurso metedolĆ³gico.

Com foco em mudanƧa de cultura, comecei a cada vez mais dar atenĆ§Ć£o aos propĆ³sitos Ć  motivaĆ§Ć£o dos estudantes e a abordar, por meio da aĆ§Ć£o, conceitos e reflexƵes nas aulas.

Espero que presencialmente ou Ć  distĆ¢ncia, eu possa contribuir para orientaĆ§Ć£o e incentivo dos estudos, pensando em equilĆ­brar experiĆŖncias e conteĆŗdos relacionados, sempre que possĆ­vel.







REFERƊNCIAS

CLAPP, Edward. ROSS, Jessica. RYAN, Jennifer. TISHMAN, Shari. Maker-Centered Learning. SĆ£o Francisco: Jossey_Bass, 2017.

MORAN, JosĆ©. BACICH, Lilian. Metodologias Ativas para uma educaĆ§Ć£o inovadora: uma abordagem teĆ³rico-prĆ”tica. Porto Alegre: Penso, 2018.

RITCHAHART, Ron. CHURCH, Mark. MORRISON, Karin. Making Thinking Visible.  SĆ£o Francisco: Jossey_Bass, 2011.

SAVAGE, Adam. Every Tool´s a Hammer - Life is What You Make It. Nova Iorque: Atria, 2019.